segunda-feira, 3 de junho de 2013

ETAPA 4


ETAPA 4

PASSOS

Passo 1 - Pesquisar, na bibliografia complementar sugerida e nos documentos no Google Docs, as diferentes formas de registrar os cálculos e técnicas operatórias.

Os dois autores tem algo muito importante em comum, os dois tem por objetivo desenvolver diferentes didáticas que proporcione aos alunos o gosto pela matemática, fazendo com que as crianças tenham uma nova visão da matemática, fazer com que liguemos à matemática as demais áreas do saber, fazer com que os alunos estejam confiantes em compreendê-la, tudo isto é praticado em sala de aula de forma lúdica.
Kammi utiliza-se do lúdico, para fazer com que as crianças entendam de uma maneira eficaz a matemática, trazendo consigo a opinião de que a criança aprende solucionar situações problemas, pois fará com que a criança de desenvolva cognitivamente, ampliando seu conhecimento, a compreensão das operações e técnicas operatórias; e para transmitir a seus alunos uma matemática diferente, ao qual eles se interessarão ela utiliza recursos matemáticos durante as aulas, objetos concretos que farão com que os alunos, vejam e compreendam a matemática. Malba Tahan pseudônimo de Julio Cesar de Mello e Souza usa a técnica ao qual exercita e estimula o conhecimento e o desenvolvimento cognitivo do aluno utilizando-se de jogos lúdicos (xadrez, tangran...) ressaltando algo muito importante, os jogos devem ser aplicados de acordo com a faixa etária dos alunos, os jogos devem desafiar os alunos, encorajá-los. TAHAN (1968) “... para que os jogos produzam os efeitos desejados é preciso que sejam, de certa forma, dirigidos pelos educadores.”, a partir da citação de Tahan percebe-se a importância do educador dirigindo os jogos e atividades lúdicas da matemática, a observação diária do educador durante os jogos matemáticos dos alunos; o jogo possibilitará o desenvolvimento de estratégias, exercitará o raciocínio-lógico-matemático, o professor é peça importante e deverá oferecer aos alunos diversos e diferentes ações que podem ser utilizadas para o conhecimento da matemática.
Os recursos que podem utilizados para compreensão da matemática devem ser disponibilizados aos alunos ou até mesmo confeccionados por eles mesmos, tem-se o tangran e o ábaco que eles mesmos podem fazer, com materiais recicláveis, e outro que geralmente a própria escola possui como o material dourado, cursinaire e outros, é importante que o aluno tenha algo concreto para se utilizar durante os exercícios matemáticos, segundo Piaget quando a criança entra na fase do período operatório concreto (entre 6 a 10 anos de idade) a criança necessita de concretude, de vivências, de respostas a suas infinitas perguntas, precisam experimentar sentirem-se capazes, competentes, fazer descobertas.

Técnicas adotadas por Constance Kammi e Malba Tahan, Disponível em: http://planeta-matematica.blogspot.com.br/2012/09/as-diferentes-formas-de-registar-os.html
FARIA, Juracy. A Prática Educativa de Júlio César de Mello e Souza, Malba Tahan: um olhar a partir da concepção de Interdisciplinaridade de Ivani Fazenda, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2004. Disponível em:
Artigos relacionados www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/ric/article/view/272/258‎
de KNV Souza - 2010 - 

Passo 2 - Produzir um texto expondo as técnicas adotadas por no mínimo dois autores e justificando suas propostas.
            Base do texto KAMIL, Constance. A criança e o número e Piaget. O texto enfatiza que uma criança ativa e curiosa não aprende Matemática memorizando, repetindo e exercitando, mas resolvendo situações-problema, enfrentando obstáculos cognitivos e utilizando os conhecimentos que sejam frutos de sua inserção familiar e social. Ao mesmo tempo, os avanços conquistados pela didática da Matemática nos permitem afirmar que é com o uso do número, da análise e da reflexão sobre o sistema de numeração que os pequenos constroem conhecimentos a esse respeito. É preciso proporcionar atividades lúdicas, incentivando o gosto pela geometria estimulando a curiosidade, o interesse e a criatividade, desenvolvendo a capacidade de classificar, representar e analisar o mundo em que vivemos.

Passo 3 - Pesquisar sobre a importância do cálculo mental para a construção do conceito de número.

            No ambiente escolar, o cálculo mental ainda não é tão valorizado quanto a conta armada. No entanto, um raciocínio que pode parecer desorganizado, na verdade, pode estar apoiado em propriedades das operações e do sistema de numeração e deve ser incentivado já nas séries iniciais. Para ajudar você a entender as diferentes estratégias mentais de cálculo e ensinar seus alunos a utilizá-las de forma cada vez mais eficiente.  A importância do cálculo mental torna-se evidente no dia a dia de cada um, quanto mais não. Seja, se pretendermos fazer compras ou efetuar as mais diversificadas relações entre grandeza ou equivalências que dispensam, por comodidade, o cálculo escrito.           O próprio domínio do algoritmo é tanto mais fácil quanto maior for à capacidade de cálculo mental. O cálculo mental será facilitado a partir do conhecimento das propriedades das operações, ainda que não sejam explicitamente identificadas. É necessário o desenvolvimento de atividades que deem oportunidade ao aluno de saber contar de dois em dois, de três em três. Este conteúdo foi acessado e em 250/03/2013 do site Nova Escola. 



Passo 4 - Preparar-se para a apresentação do blog, definindo os itens mais importantes a serem expostos. Lembrar-se de que a criatividade e a apresentação de proposta significativa e desafiadora farão parte do processo de avaliação.
Livro-Texto da Disciplina

RAMOS, Luzia F. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2009.

Pedagogia - 6ª Série – Fundamentos e Metodologia de Matemática
Denise F. B. Marquesin Maria da Graça T. Bagne
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ETAPA 3


Etapa 3
Passo 1 - Pesquisar, no cotidiano, e enumerar no mínimo 20 situações em que as operações matemáticas são utilizadas.

1 - As figuras geométricas; 2 - Receitas culinárias; 3 - Nas balanças; 4 - Compras nos Supermercados; 5 - Nos extratos; 6 - No calendário; 7 - Relógio; 8 - Receitas Médicas; 9 - Nos boletos domésticos; 10 - Na compra do pão; 11 - Quanto eu receberei de troco; 12 - Quanto eu gastei; 13 - Nas filas em gerais; 14 - Nos termômetros da cidade 15 - Na feira; 16 - Folhetos e panfletos; 17 - Nos elevadores; 18 - A fita métrica; 19 - Lista telefônica; 20 - Nas tabelas nutricionais no verso dos produtos.

Passo 2 - Selecionar duas situações e preparar uma atividade para ser proposta em sala de aula, lembrando-se de definir a que ano de escolaridade se destina.

Compras nos Supermercados; Nos boletos domésticos.

Perfil: 4º ano
Tema: Jogo da tabuada
Justificativa: Trabalhar a multiplicação
Objetivos: trabalhar raciocínio lógico e concentração.
Procedimentos: Dividir a sala em 4 grupos; cada grupo receberá 9 fichas contendo as perguntas da tabuada do 6 ao 9; as fichas contem 4 alternativas, sendo apenas 1º a correta; o tabuleiro vai do nº 1 ao nº 36; os dados indicarão a posição do tabuleiro de acordo com as fichas; os números que sairão nos dados serão multiplicados, o resultado da multiplicação é o que indicará a posição do tabuleiro; o grupo que tiver com a ficha correspondente ao número do tabuleiro responderá a tabuada; ganha o jogo quem tiver mais acertos.


Recursos materiais: tabuleiro, fichas e dado feitos com papel cartão.

Passo 3 - Aplicar a proposta para crianças e escanear os registros conclusivos.

Foi aplicada a atividade acima citada com as turmas do 4º, 5º e 6º ano, eles participaram da proposta e se empenharam para conseguir chegar ao resultado certo e ganharem o jogo. 







Passo 4 - Preparar um texto, com título, esclarecimento da proposta e comentários, sobre os resultados obtidos mediante o objetivo inicial, e colocá-lo no blog.


Tabuada e a sua importância
            Primeiramente foi trabalhada a tabuada então a maioria já conhecia e sabia o que acabou ajudando no resultado final, o desenvolvimento da turma foi de grande importância para a atividade em si, pois todos participaram do jogo com entusiasmo e determinação porque todos queriam ganhar aconteceu interação entre os grupos e jogo foi bem disputado e animado.
            A turma em questão tem grandes dificuldades na escrita e leitura, e são poucos que desenvolvem bem os cálculos, então a proposta veio para suprir a necessidade da maioria no aprendizado da tabuada que poucos sabiam dizer eram mais incentivados pelos representantes dos grupos.

            Mas o jogo foi bem sucedido, pois trouxe algo a mais as oficinas e eles estão estudando a tabuada e entendendo a sua importância e uso dela está sendo diário para melhorar o desempenho da turma nas aulas de matemática que pior em relação às baixas notas no boletim escolar.

            Ensinar a tabuada para auxiliar no aprendizado de matemática, aprimorando concentração e o raciocínio lógico das crianças, pois e necessárias à compreensão da multiplicação entendem-la na sua integra para que assim ela possa auxiliar os alunos a desenvolver qualquer operação matemática.
            Competição entre grupos é uma forma interessante de se aprender, pois são estimulados a jogar e há o interesse de ser o ganhador do jogo o que faz com que haja maior participação dos alunos e acontece a interação entre os membros do grupo e os demais grupos.
O termo tabuada é bastante antigo e designa um conjunto de fatos. 
Esses fatos têm sido chamados, por diversos autores, de fatos fundamentais da multiplicação. Compreender é fundamental construção é o resultado de um trabalho mental por parte do aluno.
            Foi mencionado para que eles entendam que a multiplicação agiliza o processo de adição e que se eles souberem a tabuada “de cor”, poderão ser mais ágeis ao resolver as operações. Para isso, utilizaríamos os jogos de matemática, como bingo de tabuada, cálculos mentais e todo tipo de jogos que contribuam para a memorização da tabuada.
            A necessidade da memorização a fixação da mesma é importante para que o aluno compreenda e domine algumas técnicas de cálculo. Se o aluno não tiver memorizado os fatos fundamentais, a cada momento ele perderá tempo construindo a tabuada ou contando nos dedos, desviando sua atenção das novas ideias que estão sendo trabalhadas.