segunda-feira, 3 de junho de 2013

ETAPA 3


Etapa 3
Passo 1 - Pesquisar, no cotidiano, e enumerar no mínimo 20 situações em que as operações matemáticas são utilizadas.

1 - As figuras geométricas; 2 - Receitas culinárias; 3 - Nas balanças; 4 - Compras nos Supermercados; 5 - Nos extratos; 6 - No calendário; 7 - Relógio; 8 - Receitas Médicas; 9 - Nos boletos domésticos; 10 - Na compra do pão; 11 - Quanto eu receberei de troco; 12 - Quanto eu gastei; 13 - Nas filas em gerais; 14 - Nos termômetros da cidade 15 - Na feira; 16 - Folhetos e panfletos; 17 - Nos elevadores; 18 - A fita métrica; 19 - Lista telefônica; 20 - Nas tabelas nutricionais no verso dos produtos.

Passo 2 - Selecionar duas situações e preparar uma atividade para ser proposta em sala de aula, lembrando-se de definir a que ano de escolaridade se destina.

Compras nos Supermercados; Nos boletos domésticos.

Perfil: 4º ano
Tema: Jogo da tabuada
Justificativa: Trabalhar a multiplicação
Objetivos: trabalhar raciocínio lógico e concentração.
Procedimentos: Dividir a sala em 4 grupos; cada grupo receberá 9 fichas contendo as perguntas da tabuada do 6 ao 9; as fichas contem 4 alternativas, sendo apenas 1º a correta; o tabuleiro vai do nº 1 ao nº 36; os dados indicarão a posição do tabuleiro de acordo com as fichas; os números que sairão nos dados serão multiplicados, o resultado da multiplicação é o que indicará a posição do tabuleiro; o grupo que tiver com a ficha correspondente ao número do tabuleiro responderá a tabuada; ganha o jogo quem tiver mais acertos.


Recursos materiais: tabuleiro, fichas e dado feitos com papel cartão.

Passo 3 - Aplicar a proposta para crianças e escanear os registros conclusivos.

Foi aplicada a atividade acima citada com as turmas do 4º, 5º e 6º ano, eles participaram da proposta e se empenharam para conseguir chegar ao resultado certo e ganharem o jogo. 







Passo 4 - Preparar um texto, com título, esclarecimento da proposta e comentários, sobre os resultados obtidos mediante o objetivo inicial, e colocá-lo no blog.


Tabuada e a sua importância
            Primeiramente foi trabalhada a tabuada então a maioria já conhecia e sabia o que acabou ajudando no resultado final, o desenvolvimento da turma foi de grande importância para a atividade em si, pois todos participaram do jogo com entusiasmo e determinação porque todos queriam ganhar aconteceu interação entre os grupos e jogo foi bem disputado e animado.
            A turma em questão tem grandes dificuldades na escrita e leitura, e são poucos que desenvolvem bem os cálculos, então a proposta veio para suprir a necessidade da maioria no aprendizado da tabuada que poucos sabiam dizer eram mais incentivados pelos representantes dos grupos.

            Mas o jogo foi bem sucedido, pois trouxe algo a mais as oficinas e eles estão estudando a tabuada e entendendo a sua importância e uso dela está sendo diário para melhorar o desempenho da turma nas aulas de matemática que pior em relação às baixas notas no boletim escolar.

            Ensinar a tabuada para auxiliar no aprendizado de matemática, aprimorando concentração e o raciocínio lógico das crianças, pois e necessárias à compreensão da multiplicação entendem-la na sua integra para que assim ela possa auxiliar os alunos a desenvolver qualquer operação matemática.
            Competição entre grupos é uma forma interessante de se aprender, pois são estimulados a jogar e há o interesse de ser o ganhador do jogo o que faz com que haja maior participação dos alunos e acontece a interação entre os membros do grupo e os demais grupos.
O termo tabuada é bastante antigo e designa um conjunto de fatos. 
Esses fatos têm sido chamados, por diversos autores, de fatos fundamentais da multiplicação. Compreender é fundamental construção é o resultado de um trabalho mental por parte do aluno.
            Foi mencionado para que eles entendam que a multiplicação agiliza o processo de adição e que se eles souberem a tabuada “de cor”, poderão ser mais ágeis ao resolver as operações. Para isso, utilizaríamos os jogos de matemática, como bingo de tabuada, cálculos mentais e todo tipo de jogos que contribuam para a memorização da tabuada.
            A necessidade da memorização a fixação da mesma é importante para que o aluno compreenda e domine algumas técnicas de cálculo. Se o aluno não tiver memorizado os fatos fundamentais, a cada momento ele perderá tempo construindo a tabuada ou contando nos dedos, desviando sua atenção das novas ideias que estão sendo trabalhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário