Etapa 3
Passo 1 - Pesquisar, no cotidiano, e enumerar no mínimo 20 situações em que as operações matemáticas são utilizadas.
1 - As figuras geométricas; 2 - Receitas culinárias; 3 - Nas balanças; 4 - Compras nos Supermercados; 5 - Nos extratos; 6 - No calendário; 7 - Relógio; 8 - Receitas Médicas; 9 - Nos boletos domésticos; 10 - Na compra do pão; 11 - Quanto eu receberei de troco; 12 - Quanto eu gastei; 13 - Nas filas em gerais; 14 - Nos termômetros da cidade 15 - Na feira; 16 - Folhetos e panfletos; 17 - Nos elevadores; 18 - A fita métrica; 19 - Lista telefônica; 20 - Nas tabelas nutricionais no verso dos produtos.
Passo 2 - Selecionar duas situações e preparar uma atividade para ser proposta em sala de aula, lembrando-se de definir a que ano de escolaridade se destina.
Compras nos Supermercados; Nos boletos domésticos.
Perfil: 4º ano
Tema: Jogo da tabuada
Justificativa: Trabalhar a multiplicação
Objetivos: trabalhar raciocínio lógico e concentração.
Procedimentos: Dividir a sala em 4 grupos; cada grupo
receberá 9 fichas contendo as perguntas da tabuada do 6 ao 9; as fichas contem
4 alternativas, sendo apenas 1º a correta; o tabuleiro vai do nº 1 ao nº 36; os
dados indicarão a posição do tabuleiro de acordo com as fichas; os números que
sairão nos dados serão multiplicados, o resultado da multiplicação é o que
indicará a posição do tabuleiro; o grupo que tiver com a ficha correspondente
ao número do tabuleiro responderá a tabuada; ganha o jogo quem tiver mais
acertos.
Recursos materiais: tabuleiro, fichas e dado feitos com papel
cartão.
Passo 3 - Aplicar a proposta para crianças e escanear os registros conclusivos.
Foi aplicada a
atividade acima citada com as turmas do 4º, 5º e 6º ano, eles participaram da
proposta e se empenharam para conseguir chegar ao resultado certo e ganharem o
jogo.
Passo 4 - Preparar um texto, com título, esclarecimento da proposta e comentários, sobre os resultados obtidos mediante o objetivo inicial, e colocá-lo no blog.
Tabuada
e a sua importância
Primeiramente foi trabalhada a
tabuada então a maioria já conhecia e sabia o que acabou ajudando no resultado
final, o desenvolvimento da turma foi de grande importância para a atividade em
si, pois todos participaram do jogo com entusiasmo e determinação porque todos
queriam ganhar aconteceu interação entre os grupos e jogo foi bem disputado e
animado.
A
turma em questão tem grandes dificuldades na escrita e leitura, e são poucos
que desenvolvem bem os cálculos, então a proposta veio para suprir a
necessidade da maioria no aprendizado da tabuada que poucos sabiam dizer eram
mais incentivados pelos representantes dos grupos.
Mas
o jogo foi bem sucedido, pois trouxe algo a mais as oficinas e eles estão
estudando a tabuada e entendendo a sua importância e uso dela está sendo diário
para melhorar o desempenho da turma nas aulas de matemática que pior em relação
às baixas notas no boletim escolar.
Ensinar a tabuada para auxiliar no
aprendizado de matemática, aprimorando concentração e o raciocínio lógico das
crianças, pois e necessárias à compreensão da multiplicação entendem-la na sua
integra para que assim ela possa auxiliar os alunos a desenvolver qualquer
operação matemática.
Competição entre grupos é uma forma
interessante de se aprender, pois são estimulados a jogar e há o interesse de
ser o ganhador do jogo o que faz com que haja maior participação dos alunos e
acontece a interação entre os membros do grupo e os demais grupos.
O termo tabuada é bastante antigo e designa um conjunto de
fatos.
Esses fatos têm sido chamados, por diversos autores, de fatos fundamentais da multiplicação. Compreender é fundamental construção é o resultado de um trabalho mental por parte do aluno.
Esses fatos têm sido chamados, por diversos autores, de fatos fundamentais da multiplicação. Compreender é fundamental construção é o resultado de um trabalho mental por parte do aluno.
Foi
mencionado para que eles entendam que a multiplicação agiliza o processo de
adição e que se eles souberem a tabuada “de cor”, poderão ser mais ágeis ao
resolver as operações. Para isso, utilizaríamos os jogos de matemática, como bingo
de tabuada, cálculos mentais e todo tipo de jogos que contribuam para a
memorização da tabuada.
A
necessidade da memorização a fixação da mesma é importante para que o aluno
compreenda e domine algumas técnicas de cálculo. Se o aluno não tiver
memorizado os fatos fundamentais, a cada momento ele perderá tempo construindo
a tabuada ou contando nos dedos, desviando sua atenção das novas ideias que
estão sendo trabalhadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário